quinta-feira, 17 de março de 2011

ORZEL BIALY

Historicamente data de 1925 a presença dos primeiros desbravadores, sendo pioneiro Antônio Francisco Coelho (Antônio Perigoso), morando em casas rústicas às margens do rio São José, onde se localiza hoje o município de Águia Branca.

Em 1928, o então governo do Estado do Espírito Santo, representado pelo sr. Aristeu Borges de Aguiar, juntamente xom Dr. Walery Korszarowski, celebraram um contrato de colonização Towarzystwo Kolonizacijsne com a polônia. Este contrato previa a introdução de poloneses no norte do Espírito Santo.
No ano 1929, famílias polonesas que desembarcaram no Brasil decidiram criar um novo vilarejo no Estado do Espírito Santo. Nascia naquele ano o Município de Águia Branca, cujo nome foi inspirado no símbolo da nação polonesa que se estende desde a Idade Média.

O nome ORZEL BIALY significa ÁGUIA BRANCA  em polonês.  Quando veio a 1ª turma de colonos, foi ditribuído um livrinho de regras para a Colônia cujo título era ORZEL BIALY. Assim foi batizado o núcleo do empreendimento e este nome é hoje o que tem o Município.
           
                                         
Águia Branca se localiza no noroeste do estado do Espírito Santo e possui cerca de 450m².
A economia é basicamente voltada para a agricultura, com a produção de café e extração de granitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário